Comunicado aos pais e alunos

Estimados pais e alunos,

É com sentimento de fé e confiança que nos dirigimos a vocês nesse momento em que forçosamente tivemos que interromper as nossas atividades presenciais. Fé porque, no decorrer de nossa vida pessoal e carreira profissional, aprendemos que ela deve ser inabalável diante das maiores adversidades. Confiança por ser esse sentimento fundamental para nos sustentar num momento de angústias que certamente propiciará muitas mudanças no mundo que hoje conhecemos. Tanto quanto vocês, fomos pegos de surpresa ao final da tarde do domingo, dia 15 de março, quando estávamos em casa, tranquilos e certos de que a rotina seria a mesma de tantas outras manhãs de segunda estar às portas do Colégio recebendo com um sorriso e muita alegria nossos alunos. Estávamos prontos para mais um dia comum em nossas vidas, porém, fomos surpreendidos com um decreto nos orientando quanto à obrigação e à necessidade de parar nossas atividades presenciais, de modo que não poderíamos mais, por um período, fazer aquilo que mais amamos: conviver com nossos alunos, ministrar aulas presenciais, ouvir e ser ouvido tudo isso em nome de um bem maior: proteger a vida. Então, diante desse novo contexto, em poucas horas tivemos que mudar uma estrutura construída em anos de pesquisa e dedicação e transformar uma escola pensada para ser “offline”, em “online”. É evidente que, como educadores, estamos em constante processo de aprendizagem, o que nos traz a certeza de que, enquanto durar esse período difícil, prestaremos, ainda que distantes fisicamente, o melhor serviço em educação e formação cidadã aos nossos alunos, mantendo sempre o padrão de excelência. Logo, ao sermos mais uma vez comunicados por meio de documento oficial de que o período de aulas não presenciais se estenderá até o dia 30 de abril de 2020, esperamos de toda a comunidade escolar: pais, docentes, discentes, e todo o corpo de colaboradores, compreensão e que estejamos conscientes de nossos papéis para vencermos esse novo desafio. Assim, é imprescindível que estejamos unidos na tarefa de orientar e conscientizar nossos alunos, filhas e filhos, sobre a importância em manter a rotina de estudos e, portanto, participar ativamente das atividades que seguem, normalmente, o conteúdo programado para o ano letivo. Nesse sentido, considerando a necessidade de reforçar sobre quais são as atividades obrigatórias aos alunos, que são agora realizadas por meio da plataforma “online”, listamos a seguir o que corresponde cada uma delas:

  1. Assistir às aulas diárias que acontecem ao ao vivo mas também são gravadas e disponibilizadas pelos professores de cada disciplina, via “Meu Bernoulli” a fim de cumprir as exigências do calendário acadêmico;
  2. Enviar, semanalmente, seguindo as orientações da coordenação pedagógica, as redações, conforme a proposta da semana que será encaminhada aos alunos pela coordenação. Essa semana o Colégio ELO estará implantando a Plataforma Redação Nota 1000, utilizada pelos melhores colégios do país
  3. Entregar o gabarito da “Folha de Exercício entendendo-os como uma ferramenta fundamental de preparação para as provas oficiais.
  4. Nas próximas semanas, nossos professores irão lançar os editais de composição de nota.
  5. Estamos adquirindo uma plataforma de interação para melhor aproveitamento das aulas. Nosso foco é o aprendizado do aluno.

Embora sejamos conscientes de que nenhuma ferramenta digital é capaz de substituir nossa necessidade de contato humano, da presença física do outro e de manter a legítima interação social imprescindível ao aprendizado e ao desenvolvimento, essas ferramentas nos permitirão alcançar os objetivos traçados para esse período letivo e, por essa razão, defendemos que a união de toda a comunidade escolar se faz extremamente necessária para que logremos êxito nessa jornada. Assim, procurem , senhoras e senhores responsáveis por nossas meninas e meninos, incentivá-los, como sempre o fizeram, a manter o hábito de acordarem no mesmo horário e a estarem prontos para as aulas como de costume, afinal, seguir essa rotina de estudos é de fundamental importância para e nossos alunos não percam o ritmo e estejam preparados para seguir o calendário oficial.

Infelizmente, estamos passando por um momento que antes nos parecia distante, coisa que se ouvia apenas nas aulas de história, e ao sermos atravessados por essa difícil realidade, agora tão próxima, precisamos lançar mão de nossos saberes e sentimentos a fim de extrair desta dura experiência a oportunidade de sermos mais e melhores: mais presentes na vida de nossos filhos e, quem sabe com isso, sermos melhores pais, mais atenciosos e carinhosos e, desse modo, sermos melhores filhos, mais sensíveis e gentis para que sejamos melhores professores, e, finalmente, que possamos ser mais humanos e, consequentemente, melhores pessoas.

Enfim, certos de vossa dedicação e confiança é que, repletos de carinho, agradecemos a todos vocês por fazerem parte dessa família.

Atenciosamente, Equipe ELO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X